Polícia Ambiental de Batayporã resgata filhote de anta atropelada

Animal estava em estado grave e o motorista que o atropelou o abandonou na via

Luis Gustavo, Da Redação


Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã foram acionados para resgatar um filhote de animal silvestre da espécie anta (Tapirus terrestris), vítima de atropelamento, nesta quinta-feira (7), em Anaurilândia.

A equipe, que trabalhava na "Operação Padroeira do Brasil", realizava um bloqueio em uma estrada e foi acionada via telefone por um funcionário de uma fazenda, que informava que acabara de socorrer o animal, em uma estrada vicinal, que dá acesso a um local conhecido como Recanto do Lazer, a cerca de 60 km da cidade de Batayporã, já no município de Anaurilândia e levado o bicho para a fazenda.

Os policiais deslocaram-se imediatamente à propriedade rural e quando chegaram perceberam que se trava de um filhote que estava em estado muito grave, no porta-malas do veículo do funcionário. Devido à gravidade, o filhote, um macho, foi recolhido e encaminhado imediatamente ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande para atendimento médico veterinário. O motorista causador do acidente não socorreu o animal e nem avisou sobre o fato.

Orientação sobre atropelamento de animais

A PMA (Polícia Militar Ambiental) orienta às pessoas, que não existe crime ao atropelar um animal sem intenção. No caso, o procedimento correto é parar o veículo em local seguro e, com segurança, verificar se o animal está morto.

Se não estiver, efetue o socorro, porque toda vida tem um sentido e vale a pena. Se ele estiver morto e estiver na pista de rolamento, com segurança, retire-o para o acostamento, para evitar que outro usuário da rodovia possa vir a se acidentar e, às vezes, até matar a si e sua família, em novo possível acidente, que esta atitude simples poderia evitar. Jamais fazer o que motorista deste caso fez, ao deixar, simplesmente abandonar o animal.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!